segunda-feira, 16 de março de 2009

Quero mais!

Apetecia-me mandar sequenciar a totalidade do meu ADN mitocondrial (a parte do genoma que nos informa sobre a nossa linhagem materna directa). O site o mais indicado para isso parece ser o Family Tree DNA. Só que, das três modalidades que eles propõem – mtDNA, mtDNAPlus, mtFullSequence, a única que me interessa, porque me dá mais do que a 23andme, é a terceira – e custa neste momento 495 dólares. Ainda estou a ponderar. As outras duas opções fornecer-me-iam muito menos informação do que a que já tenho, e portanto uma definição menos precisa do meu “haplogrupo” (família genética) materno. A primeira (129 dólares) determina apenas 22 SNP (mutações pontuais) na chamada Região Hipervariável 1 do ADN mitocondrial (HVR1), que é como se olhássemos para ele com uma vulgar lupa de mão; a segunda (189 dólares) acrescenta uma série de SNP pertencentes à Região Hipervariável (HVR2), o que já representa uma resolução um pouco mais elevada. Mas compare-se com o que faz a 23andme, que determina cerca de 3000 SNP distribuídos não só pelas HVR1 e 2, mas também pelo resto da molécula de ADN mitocondrial toda, e está tudo dito. A vantagem da FTDNA é, porém, que como existe há mais tempo e têm muito mais clientes do que a 23andme, há muito mais gente com quem comparar os nossos resultados à procura de semelhanças.

Sem comentários:

Enviar um comentário