sexta-feira, 6 de março de 2009

Origens

Para tornar mais coerentes os cálculos de risco face às diversas doenças, temos de auto-definir, no site da 23andme, a nossa “classificação étnica”, que mais não quer dizer, no fundo, do que a origem geográfica dos nossos antepassados que conhecemos. Quando tentei fazer isto a primeira vez, não encontrei o que achava ser a minha classificação: Europa do Leste.

Os meus avós vieram todos da Ucrânia, perto de Odessa, o que é claramente o Leste da Europa, mas só tinha como opções Europa do Norte e Europa do Sul. O que é que tinha acontecido à Europa do Leste? Tinha de escolher entre as duas? O mais próximo era Europa do Sul mas não me parecia suficientemente específico – até por toda a diferente história dos judeus ibéricos (sefarditas) e os da Europa Central e de Leste (asquenazins). A lacónica resposta a mais um mail foi “Ponha Europa do Sul”. OK; foi o que fiz.

Devo dizer que fiquei satisfeita ao ver que os meus genes me davam razão a mim também. Utilizando uma coisa chamada “semelhança global avançada”, vi que efectivamente, o grupo de que estava mais próxima em termos de semelhança genética era o dos “ucranianos” – e que estes se situavam, devidamente, entre a Europa do Sul... e a do Leste (a mancha verde maior, nas imagens, sou eu).




Sem comentários:

Enviar um comentário