quarta-feira, 11 de março de 2009

Pintar os cromossomas

Eis uma visualização dos meus cromossomas 1 a 22 (na realidade, cada um representa duas cópias de cada cromossoma, uma cópia vinda do meu pai e a outra da minha mãe). Há mais dois cromossomas (o par número 23), que não estão aqui representados e que determinam o sexo da pessoa. No meu caso, como sou mulher, herdei um cromossoma X de ambos os meus progenitores e sou XX.

Esta funcionalidade do site da 23andme, chamada ancestry painting, permite ver a origem dos meus cromossomas por grande região geográfica.



No meu caso, a imagem mostra que 99 por cento dos meus cromossomas 1 a 22 são de origem europeia (pintados de preto). O resto do meu genoma, menos de um por cento, está pintado de laranja e é de origem asiática. Trata-se de um bocadinho do cromossoma 8, vindo apenas de um dos meus pais (simbolizado pelo facto que só a metade inferior desse bocadinho está pintada de laranja); e de um bocado algo maior do meu cromossoma 18, que revela ter a mesma origem geográfica em ambos os meus pais, pois está totalmente pintado de laranja. A pintura dos cromossomas tem outra faceta muito interessante, mas essa história fica para outra ocasião.

Sem comentários:

Enviar um comentário