quinta-feira, 28 de maio de 2009

Vote no seu blogue de ciências favorito (este!)

O 3quarksdaily.com, um site cujos editores "apresentam diariamente os mais variados itens vindos da web nas áreas da ciência, design, literatura, actualidade, arte e qualquer outra coisa que considerem intrinsecamente fascinante”, lançou o primeiro dos seus quatro prémios anuais de melhor post publicado num blogue. Nesta edição inaugural, trata-se de eleger os melhores posts de ciências.

As nomeações estão abertas até 1 de Junho. Para nomear um post (uma entrada específica de um blogue), basta ir ao fundo desta página e publicar um comentário contendo (no texto da mensagem) o URL do post que se pretende nomear, acompanhado ou não de uma breve explicação da escolha.

Uma vez concluídas as nomeações, todos terão a oportunidade de eleger o seu favorito.

Datas a reter:
- 1 de Junho: as nomeações encerram às 00h00 desse dia (hora de Nova Iorque – 05h00 da manhã hora de Lisboa). Atenção: restam poucos dias para participar nesta fase do processo!
Nesse mesmo dia, dar-se-á início à eleição.
- 8 de Junho: a eleição encerra às 00h00 (hora de Nova Iorque – 05h00 da manhã hora de Lisboa).
- 21 de Junho: são anunciados os vencedores.

Outras informações práticas colhidas no site da 3QD:
- Tudo o que tenha sido escrito desde 24 de Maio de 2008 é elegível
- Entre 8 e 21 de Junho, o conhecido cientista e autor Stephen Pinker seleccionará o blogue vencedor entre seis finalistas.

E agora a parte mais importante: se gosta deste blog, pode nomear já um dos MEUS posts...

Este é o post que pessoalmente recomendo (na sua versão em inglês, visto que se trata de um prémio nessa língua).

4 comentários:

  1. Leio este blogue desde a sua criação. Era um "nascimento" quase inevitável após a publicação de um peça tão interessante e corajosa no Jornal PÚBLICO, escrita com a qualidade a que a jornalista Ana Gerschenfeld nos habituou (e reparem que o português não é a sua língua materna - mas já lá vamos).
    E então nasceram não só "Os meus genes e Eu" mas também o seu "clone" em língua inglesa, o "My Genes and Me". Neste blogue bilíngue lemos um testemunho pessoal que espelha a importância simbólica (e biológica) que o património genético tem para cada um de nós.
    Na nossa cultura pós-1953, tal como os nossos antepassados valorizavam o "sangue" como indicador de classe, saúde ou carácter, acreditamos que nos nossos genes estão registados tanto o nosso passado como o nosso futuro. A Ana G. sabe abordar esta nossa relação cultural com a genética de forma sedutora mas séria, ética, evitando o determinismo biológico ou a sua manipulação para fins políticos.
    Imagino o esforço pessoal que isso exige da Ana G. Sim, porque a Ana não é apenas jornalista - é mulher, é leitora, é mãe, é contribuinte, é tudo aquilo que a maioria de nós somos para além do trabalho.
    A Ana G. é também poliglota (nasceu na Argentina e, mais tarde, já em França, escreveu para conceituadas revistas de jornalismo de ciência), o que ajuda, mas não diminui o seu mérito em produzir textos em duas línguas para um blogue convidado de um jornal português. E ela faz com gosto - como todos os bons profissionais o fazem.
    O Público pode ser considerado o melhor diário generalista (foi a distinção que recebeu ontem nos Prémios Meios & Publicidade), mas tem certamente menos recursos do que outros jornais de referência nos Estados Unidos e na Inglaterra. Quer isto dizer que "My Genes and Me", por estar também disponível em inglês e, assim, acessível a milhões de pessoas que não dominam o português, pode ser considerado uma espécie de David em terras de Golias.
    É por tudo o que acabei de referir nos parágrafos acima que não podemos perder a oportunidade de votar no "My Genes and Me" para o "3QD Prize in Science 2009". Eu já votei. Agora é a vossa vez.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, Ana, pelo teu trabalho, o teu rigor e o teu profissionalismo. Até pelo profissionalismo com que encaras esta nomeação. Claro que voto no "My Genes and Me" para o "3QD Prize in Science 2009". AMC

    ResponderEliminar
  3. Aqui está um blogue da maior utilidade até para os ignorantes de ciência como eu. Por isso eu escolho o "My Genes and Me" para o "3QD Prize in Science 2009".

    ResponderEliminar
  4. Ana Gerschenfeld,

    Escrevo-lhe para a informar de que, também, já nomeei (May 30, 2009 9:35:01 AM) o seu artigo "My Genes and Me" para o "3QD Prize in Science 2009".

    Cumprimentos e Saudações do

    José Couto
    Porto

    ResponderEliminar