A 23andme enviou há uns dias emails a explicar a 96 clientes potencialmente afectados que o laboratório que faz a análise do ADN se tinha enganado e tinha baralhado as suas identidades genéticas, fazendo com que pudessem ter recebido resultados alheios.
O alerta inicial foi dado a 2 de Junho por uma mãe que, ao aceder aos resultados da sua família, ficou em pânico ao ver os do seu filho: “[O ADN dele] não coincidia com o nenhum dos nossos. Os seus haplogrupos eram diferentes dos nossos. Desatei aos gritos. Um mês antes de o meu filho nascer, dois hospitais da nossa zona tinham acidentalmente trocado vários bebés.”, lê no post que ela publicou no fórum do site da empresa. A 23andme respondeu-lhe dois dias mais tarde a dizer que estavam a analisar o que teria acontecido.
Um erro pode sempre acontecer. O que é menos compreensível é que os clientes não afectados como eu só hoje tenham sabido do incidente, através de vários blogues e não directamente via a 23andme, cuja reacção foi demasiado discreta e que até agora não fez qualquer declaração público ao respeito. Mais transparência, por favor!
terça-feira, 8 de junho de 2010
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