A 23andme enviou há uns dias emails a explicar a 96 clientes potencialmente afectados que o laboratório que faz a análise do ADN se tinha enganado e baralhado as suas identidades genéticas, fazendo com que pudessem ter recebido resultados alheios.
O alerta inicial foi dado a 2 de Junho por uma mãe que, ao aceder aos resultados online da sua família, ficou em pânico ao ver os do seu filho: “[O ADN dele] não coincidia com o nenhum dos nossos. Os seus haplogrupos eram diferentes dos nossos. Desatei aos gritos. Um mês antes de o meu filho nascer, dois hospitais da nossa zona tinham acidentalmente trocado vários bebés.”, lê no post que ela publicou no fórum do site da empresa. A 23andme respondeu-lhe dois dias mais tarde, explicando sucintamente que estavam a analisar o que teria acontecido.
Um erro pode sempre acontecer. O que é menos compreensível é que os clientes não afectados como eu só tenham sabido hoje do incidente, através de vários blogues e não directamente via a 23andme, cuja reacção foi demasiado discreta e que até agora não fez qualquer declaração público ao respeito. Mais transparência, por favor!
terça-feira, 8 de junho de 2010
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Hum... nao sei qual seria o beneficio de avisar directamente clientes nao afectados. Para alem disso, a 23andme fez sair um post no seu blog algumas horas apos terem conhecimento do problema a explicar (pelo menos parcialmente) o ocorrido. Nao me parece que tenha sido uma reaccao discreta. Especialmente tendo em conta que o problema nao foi na 23andme directamente, mas na sua "CLIA accreditted facility" LabCorp.
ResponderEliminarO post no blogue da 23andme foi publicado depois de outros blogues terem falado da história (ontem, não estava lá quando fui ver para escrever o meu post).
ResponderEliminarO primeiro relato do problema ocorreu a 2 de Junho num post no community forum da 23andme. A primeira resposta oficial acontece menos de 48 horas depois, no mesmo forum. O post no blog acontece no inicio do dia 8 de Junho. Mantenho que avisar directamente clientes nao afectados teria pouca relevancia, para alem disso, tomaramos nos que outras companhias tivessem esta transparencia. 48 horas depois do erro ser detectado, tendo este ocorrido noutra empresa que presta o servico a 23andme, existe uma explicacao escrita, visivel a todos os participantes. Para alem disso, a 23andme contactou directamente todos os 96 afectados.
ResponderEliminarParece-me um procedimento correcto e transparente.